sábado, 9 de maio de 2009


Ontem á tarde no Rio de Janeiro, como em algumas outras cidades do mundo, foi realizada uma marcha a favor da legalização da maconha. Acho fantástica a capacidade que a organização popular tem de manifestar uma ideologia, uma insatisfação.
Mas falando em insatisfação, há tantas circulando em nosso meio hoje e que diz respeito a todos de uma forma tão geral. Vamos reivindicar a decadência do nosso sistema de saúde, da nossa política educacional, vamos exigir mais transparência nas atuações governamentais...enfim, são tantas marchas que podem ser feitas por um bem comum a TODOS...! O mais incrível é que quando há alguma manifestação mais democrática e realmente importante para o progresso da nossa sociedade, só se fazem presentes os "gatos pingados" cidadãos comuns. Ontem estava lá o ministro do Meio Ambiente Minc, que foi até ovacionado pelo público presente. Meu Deus, onde vamos parar?
A cada dia percebe-se como os valores da nossa sociedade tem se transviado...as lutas sociais hoje em dia são pela legalização da morte (aborto), da droga...o que mais poderá surgir? Estamos deixando de ser cidadãos pertencentes a determinados Estados e países que precisariam estar organizados para se fazerem cumprir os seus direitos, para pertencermos a determinadas tribos. Cada tribo manifesta sua vontade, independentemente do que ela possa gerar de ruim naquela outra. Nesse caso, estamos falando da tribo da erva. Um de seus slogan é: usuário não é criminoso! Realmente, pode até não ser. Apenas sustentam as atitudes ilícitas dos traficantes. Além de já ter sido provado o quanto essa e qualquer outra droga é maléfica ao ser humano. Caramba, o governo não sabe mais o que fazer para banir de uma vez por todas o tabagismo, que mesmo depois de tantos anos de campanha, continua dando um rombo nos cofres públicos com tratamentos e medicamentos para os viciados e, até mesmo, ex viciados que sofrem com os frutos que alguns anos de tabaco lhes deixaram. Sendo assim, chega a parecer um piada estarmos hoje presenciando uma manifestação pela legalização de uma outra droga, mais uma! Em plena cidade onde o tráfico tem roubado a paz dos seus moradores; onde os traficantes tem constituído um poder a parte maior do que o poder do próprio Estado. Tenha santa paciência, senhor ministro! Vá gastar seu tempo com aquilo que lhe foi confiado.
Bom, (indignados ou não)o fato é que estamos aqui...do lado de cá, assistindo a tudo isso. Estamos (eu também estou) alienados da nossa realidade. Já que não pertencemos a nenhuma tribo, não temos pelo que lutar. Enquanto isso, vemos o que é comum a todas as tribos se perder...e daqui uns tempos quem sabe também não estaremos gritando por aí? Viva a maconha!!!...viva a isso!!!...viva aquilo!!!....só...é isso aí...uhuuu...que "viage".

Um comentário:

João Florencio Damasceno Neto disse...

Pois é,querem legalizar a maconha, pois para nós , fumantes passivos ja estar sendo 'normal' inalarmos a fumaça dessa droga,considerada 'café pequeno' ou a que dá inicio aos outros tipos! esses dias estava c uns maigos depois de assitir à uma peça teatral e fui OBRIGADO a inalar a fumaça da maconha pois tinha uns coitados fumando do nosso lado c a maior cara de besta,rsrsrs..claro q qndo percebemos a situação tivemos q nos deslocar do lugar...pois cm diz um ditado pop "os incomodados q se meudem"...