segunda-feira, 10 de agosto de 2009

P A I??


Ao contrário de ser simplesmente um doador de sémen, para ser pai DE VERDADE é necessário ser doador de muitas outras coisas. Os pais não têm o laço natural que as mães possuem com os filhos que é cultivado desde o momento da concepção. Portanto, talvez seja mais trabalhoso fazer nascer um laço. Isso custa mais doação de si e reconhecimento do papel que representa.Numa ideologia machista, ou não, a figura masculina e sua representação conta e muito no processo de geração e criação de um ser, de um filho. Por isso, ser pai é ter voz altiva sim, mas é também saber acarinhar, tocar. Ser pai é ter tempo para ter autoridade e também para brincar, jogar bola, elogiar a casinha de bonecas...Ser pai é impor limites, estabelecer regras, mas nunca frustrar um sonho, limitar uma capacidade...Ser pai é ser contador de histórias, inventadas ou não. Não há quem resista a uma boa narrativa, ainda mais vinda do cara que a gente imagina ser o "dono da verdade". Ser pai é ter orgulho de ver o filho(a) torcendo pro mesmo time, mesmo que esse time esteja na lanterna da segunda divisão...É mostrar p'ros amigos as habilidades de suas crias, como se todos os filhos do mundo não fizessem exatamente a mesma coisa...É ensinar macetes de contas de matemática, como se pronuncia "l i q u i d i f i c a d o r", e fazer aquelas mágicas que nos fazem pensar que ELES são realmente o máximo! O fato é que, pagar as contas e colocar comida na mesa pode até ser função de um bom "provedor", mas ser PAI? Isso é outra coisa.

3 comentários:

Mari disse...

não sou boa em comentarios sobre pais... mas acho q é por aí... tá tudo muito bem escrito... idéias bem postas... e eu concordo com td isso!!!!

= )

João Florencio Damasceno Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Florencio Damasceno Neto disse...

...não é só pagar uma penssão alimenticia,ainda que pra certas 'mães' seja isso...vc levou mais pro lado racional do q pro emocional,ou n sei se sou eu q estou mais racional esses dias...mas é sempre uma emoção ( para mim) falar da paternidade...percebo q a cada dia tenho sim q (re) conquistar esse 'laço' q p as genitoras ja é algo natural,inda mais por n morar n msma casa ...sinto falta de tantas coisas q deixei de fazer diariamente c ele...mas me lembro muito bem das vzs e varias vzs q eu dei comida na boca dele,brincando de aviãozinho...das vzs q eu dei ou tomamos banho juntos e das vzs q passava hs admirando-o dormindo parecendo que eu estava sonhanando e n quissese acordar nunca...e tantas coisas boas q me fazem falta,mas tive q aprende(forçadamente,ironicamente) a ser PAI assim mesmo...